A escolha do tecido é um dos pontos mais importantes para se manter fresquinha no verão
- Francine valentini
- há 17 horas
- 2 min de leitura
A maioria das pessoas não observa a composição do tecido na hora da compra, mas saiba que é um dos aspectos mais importantes a se observar. Ele impacta no caimento, na temperatura, na forma de lavar e de passar, na durabilidade. Então se você quer fazer compras mais inteligentes e assertivas, comece a prestar atenção nisso.
Composição do tecido
A composição do tecido fica naquela etiqueta costurada dentro da roupa. É lá que você vai procurar as informações do têxtil que você está comprando. Pode ser também que você nem entenda vários nomes que estarão escritos lá, mas hoje eu vou te explicar algumas coisas básicas sobre o assunto. E claro, se você tiver dúvidas, a AI está sempre em nossas mãos.

Tipos de tecidos
Existem os tecidos feitos com fios naturais, sintéticos e artificias. Logo eu explico a diferença entre cada um deles. Mas o fato é que existem inúmeras composições de tecidos, ou seja, várias misturas. E o resultado do efeito de cada têxtil é a soma das características dos fios que estão na composição.

Os tecidos ideais para o verão
Os tecidos mais frescos são os que proporcionam maior respirabilidade e tem menor resistência a umidade. São eles os tecidos naturais ou tecidos provenientes de matéria-prima natural.
Naturais
Algodão;
Linho;
Seda;
Provenientes de matéria-prima natural (Artificiais)
Viscose;
Modal;
Bambu.
Então sempre que você comprar uma roupa com estes fios, vai estar escrito na etiqueta um dos citados acima.
A grande questão é que fios naturais tem suas desvantagens também, como por exemplo, alto custo, amassa fácil, é mais delicado, pode encolher. Então, para driblar estas desvantagens, a indústria cria as composições, que podem resultar em roupas mais acessíveis, ou mais fáceis de cuidar e até mais duráveis. E é aí que entram os tecidos sintéticos, são eles:
Poliéster;
Poliamida;
Polipropileno.
Todos eles derivados do petróleo. Eles trazem algumas vantagens ao tecido, como não amassar tão fácil, secar mais rápido, mais durabilidade.
Então um tecido 50% linho e 50% poliéster vai ter as vantagens do linho de ser respirável e vai amassar um pouco menos, por ter um pouco de poliéster, e também não vai ser tão fresco quanto uma composição 100% linho.
Um tecido 50% linho e 50% viscose vai adicionar conforto ao tecido, pois a viscose é macia, tirando um pouco aquela sensação de que linho "pinica".
Estar atenta a composição do tecido é essencial para saber o que estamos comprando de fato, inclusive refletindo a relação custo X benefício.
Outros fatores que fazem com que a roupa fique mais fresquinha
Além do tecido, outros detalhes fazem com que a roupa seja mais fresquinha:
Peças soltas, que não ficam coladas no corpo. Assim o corpo pode respirar;
Peças que não possuem forro. O forro é uma segunda camada de tecido, e geralmente são feitos em tecidos sintéticos;
Peças de tons claros. As peças de tons escuros absorvem toda a luz que incide sobre elas, tornando-as mais quentes.
E você, presta atenção na composição dos tecidos na hora da compra?



Comentários