A Estratégia de Imagem começa pelo Rosto
- Francine valentini
- há 4 dias
- 3 min de leitura
Muito se fala hoje em dia sobre "Estratégia de imagem". Você já ouviu falar neste termo?
Estratégia de imagem é um dos assuntos que são abordados em uma consultoria de imagem. Assim como falamos de biotipo, estilo, análise de coloração pessoal, análise do guarda-roupa, personal shopping, montagem de looks, a estratégia é outro ponto importante quando falamos do assunto.
A nossa imagem fala muito sobre nós, sem termos que falar nem se quer "1" palavra. Ela é uma forte ferramenta de comunicação. Então se pensarmos na nossa imagem, ou não, de qualquer forma estaremos emitindo uma mensagem.
Atualmente tem se falado muito em estratégia de imagem para que esta seja sua aliada no sentido de te ajudar a alcançar os teus objetivos. Exemplo: de que forma posso pensar a minha imagem afim de:
Atrair clientes de um determinado nicho;
Parecer mais confiante;
Parecer mais experiente;
Parecer criativa;
Parecer que entendo de algum assunto;
Estar mais aberta a comunicação.
E como esta estratégia é criada? Partimos do ponto inicial. A pessoa. Quais características já estão nela? E quais precisamos inserir para atingirmos seu objetivo?
A estratégia de imagem começa através da leitura dos símbolos mais primitivos que existem no universo. As formas geométricas. Estas formas agem no inconsciente das pessoas, provocando sensações e reações emocionais, mas não racionais. E onde estão estas formas? em absolutamente tudo que está ao nosso redor. No formato do nosso rosto, do nosso corte de cabelo, dos acessórios e das roupas que usamos, assim como no formato de um espelho, de um tapete, de um sofá, de um carro, e por aí vai...
É por isso que conhecer o significado destas linhas vai te ajudar a transmitir uma imagem intencional. E tudo isso começa pelo rosto, parte que representa apenas 1/8 do nosso corpo, mas é responsável por 80% da nossa comunicação com o mundo, e é por este motivo que a estratégia de imagem começa pelo rosto.
Vamos para alguns exemplos?
As fotos que estão abaixo são simulações de cortes e cores de cabelo feitos com IA. Assim conseguimos ver na prática, analisando as linhas, as diferentes sensações que uma imagem pode transmitir.

Cabelo comprido, em tom escuro, levemente iluminado, finalizado com leve ondulação.
O cabelo comprido passa um ar de liberdade, suavidade, naturalidade, os tons escuros e frios representam segurança, confiança, seriedade, maturidade e as linhas curvas transmitem suavidade, acessibilidade, feminilidade, proximidade.
Que ver como a sensação muda quando alteramos apenas a cor do cabelo?

A tonalidade mais clara ajuda a transmitir leveza, doçura, abertura para comunicação e ainda mais feminilidade. O ar de seriedade, confiança e maturidade não existe mais, concordam?!
E agora, se mudarmos as linhas do cabelo e mantivermos o tom claro?

Conseguem perceber que um cabelo com linhas mais retas já passa um ar mais sério, mais firme e com mais atitude?!
Podemos intensificar isso se deixarmos o cabelo totalmente reto e escuro..

Concordam que este cabelo transmite força, seriedade, firmeza, atitude e determinação?
Vale ressaltar que é preciso considerar as características que já existem na pessoa para se chegar a uma estratégia de imagem certeira. Cada pessoa já tem suas próprias linhas. O rosto pode ser mais curvado ou ter linhas mais retas, assim como o corpo e o formato das feições, então a formação da estratégia é sempre pensada de forma a equilibrar o que já existe, levando em consideração objetivo individual de cada pessoa.
O corte e a cor do cabelo são apenas 2 das ferramentas para se pensar a imagem pessoal. Além disso, tem toda a parte das roupas e acessórios, que são elementos de design que trazem muita informação. Cada peça é formada por linhas, formas, cores, texturas e volumes diferentes, gerando diferentes sensações.
Ficou curiosa para se ver em outras versões? Na aba "consultorias" aqui no site, você pode saber mais sobre como funcionam as minhas consultorias.
Quer dar alguma sugestão de post? Comenta aqui embaixo!
Beijos e até o próximo post!



Achei otimas as considerações. Interessante ver como muda, tanto pelo corte como pela cor! Parabéns pelo conteudo!!!